15/11/2011

Paradoxo Chinês

De acordo com uma notícia publicada recentemente, nos primeiros nove meses deste ano as exportações chinesas para Angola aumentaram 34%. No entanto, isso não significa maior equilíbrio da balança comercial porque Angola continua a registar valores mais elevados devido às exportações de petróleo.
A China mantém uma posição dominante em Angola, é um facto, pelos motivos já expostos em artigos anteriores neste blog, mas assistimos cada vez mais ao enfraquecimento da sua posição plolítico-diplomática pelo avanço de outros países. O interesse chinês despertou também o interesse de potências como os EUA, a Europa, o Brasil e a Índia que, mais empenhados numa cooperação "win-win", se assumem como úteis parceiros. Aqui reside o paradoxo chinês. Efectivamente, é este um dos principais benefícios do relacionamento com o país oriental...

2 comentários:

  1. Para quem se interessa por esta matéria o seu blog está deveras interessante. Vou acompanha-lá

    ResponderEliminar
  2. A Europa e EUA deixaram um vácuo que os chineses ocuparam, sem culpa de passado colonial. O gigante oferece créditos e experiência em obras de infraestrutura, contanto que as empresas chinesas sejam as beneficiadas e que milhares de operários chineses possam trabalhar na África.

    ResponderEliminar