22/01/2009

Cooperação agrícola

Há dias foi publicada uma notícia que deixou marcas: aquando da visita do Ministro do Comércio da RP China, Chen Deming, o Primeiro-Ministro Angolano, Eng.º Paulo Kassoma, abordou com aquela personalidade a cooperação agrícola entre os dois países.
A viabilização da cooperação nesta área é das mais importantes para Angola por possibilitar a tão almejada auto-suficiência alimentar. Desde há muito que se defende a aposta no sector agrícola, por óbvias razões, e penso que urgem medidas nesta área. Outrora, Angola fora um país exportador de café, milho, sisal, cana-de-açúcar, entre outros. Sonha-se com a reconquista desse estatuto...principalmente pela potencialidade para alimentar a população carenciada, capital humano essencial para o desenvolvimento do país.
Dada a actual crise mundial e o consequente aumento do preço dos cereais, o país deve usufruir da experiência chinesa, por exemplo, na produção de arroz (a China é o maior produtor mundial), especialmente no que concerne à produção de arroz híbrido - técnica desenvolvida por Yan Lang Ping nos anos 70 de alto potencial de produtividade e alta capacidade de perfilhamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário