06/02/2009

Potências regionais...

Há alguns parâmetros que definem o que significa ser uma potência regional como demonstrar capacidades militares; económicas; demográficas; políticas e ideológicas, entre outros.
A China já se enquadra neste conceito pela extensa população; ter-se tornado a 3.ª maior economia mundial a seguir aos EUA e Japão; possuir uma capacidade militar impressionante de tropas no activo e possuir armas nucleares, aliado à sua capacidade para desenvolver o conceito de soft power, segundo Joseph Nye. Um caminho árduo mas que denotou a capacidade chinesa de, num curto espaço de tempo, se ter conseguido afirmar internacionalmente.
Por sua vez, Angola é classificada como a China de África, pela sua performance, semelhante ao país asiático (e por falar de semelhanças, alguns organismos internacionais estimam que a taxa de crescimento económico de ambos os países para 2009 será de aproximadamente 8/9%). No entanto, discordo desta comparação pois as circunstâncias de take-off económico diferem bastante.
O potencial angolano é sobejamente conhecido mas o que importa destacar é o aumento do potencial para o soft power. O poder da sedução/atracção/influência pacífica fazem com que esteja cada vez mais perto o dia em que Angola se torne na segunda potência regional da África Austral, em conjunto com a África do Sul. Os dividendos de uma relação de complementariedade entre os dois países beneficiariam toda a região.

2 comentários:

  1. Olá,

    Os teus artigos são extremamente interessantes, convido-te a vir ao meu blog e contactares o dono do blog meu seguidor, Cambeta Bangkok Macau o Mar do Poeta, um português com nacionalidade chinesa e que se fixou na Ásia onde constituiu família e tem vivido toda a vida, tendo inclusívé pedido a nacionalidade chinesa. Acho que gostarias de manter contacto com ele. Já agora vou deixar-te um desafio no meu blog. Se aceitares deixa mensagem nos comentários. Abraços, Arlete Piedade (Chefe de Redacção do jornal Raizonline)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Meu nome é Juliana Reis, sou uma jornalista brasileira e gostei bastante de seu blog. Estou trabalhando em uma reportagem sobre sobre a realidade económica da China, seu potencial mundial, se vale a pena investir lá e onde, quais os sectores com maior dinamismo, quais os mercados para as empresas estrangeiras e eventualmente angolanas, etc. Justamente por seu blog falar da relação angola-china, gostaria de entrar em contato com você ainda hoje para trocar umas idéias e obter sugestões. Qual seu contato? O meu seria julianaosreis@gmail.com e/ou euviajobastante@hotmail.com
    Aguardo seu contato ansiosamente
    Abraços
    Juliana

    ResponderEliminar